5 centímetros por segundo

Quem é que não gosta de ler uma sofrência de vez em quando, né? No meu caso, é só às vezes mesmo, porque eu choro que só. 5 cm por segundo é um nome um tanto diferente, para um tipo de história bem comum: amor de infância. E tem toda a beleza de uma história escrita por Makoto Shinkai, o mesmo autor de Kimi no na wa.
O nome, 5 cm por segundo, diz respeito à velocidade com que as pétalas das flores de cerejeira caem das árvores. O mangá traz vários contos sobre passagens da vida de Takaki Toono, um menino acostumado a mudar constantemente de cidade e que sonha em ser astronauta, que acaba de aproximando de Akari Shinohara, uma aluna também nova de sua escola. Os dois estão sempre juntos e gostam de várias coisas em comum, inclusive e principalmente de ler os mesmo livros.

Um dia eles precisam se separar, cada um segue seu caminho e o mangá dá saltos no tempo para que entendamos o que está acontecendo com cada um. O interessante é perceber que as promessas vão se perdendo ao longo do tempo e, mesmo assim, estão guardadas de alguma forma, bem lá no fundo.
A arte é maravilhosa e a trama, bem contemporânea, faz com que a gente queira interferir para fazer dar certo. Depois de conhecer Akari e trocar cartas por vários anos com ela, Takaki não é mais o mesmo e isso mostra que nossas relações dizem muito de quem somos. É bem triste perceber que, por ser uma pessoa fria e que não sabe se expressar, o menino acabe frustrado com o que faz, bem a nossa cara, não é mesmo?

Existe também um filme, além do mangá, que pretendo assistir em breve. 

 

Corram para os links!

Mangá Online:

Mangás PROJECT

Filme Online:

YouTube

No Brasil, o mangá foi publicado pela Editora NewPOP.

© 2023 by Lil Collection Co. Proudly created with Wix.com

This site was designed with the
.com
website builder. Create your website today.
Start Now