Música japonesa. Eu ouço e você? Creio que a maioria das respostas a essa pergunta seria não, a menos que você seja um viciado em cultura pop japonesa como eu. Se você for um otaku e não gostar de J-music, você não está na tribo certa.

As pessoas alheias ao mundo dos animes não entendem o motivo de gostarmos dessas músicas. No meu próprio aniversário, recebi críticas sobre o som que estava tocando. Isso é frustrante. Mas, considerando-se a pessoa que criticou, eu fingi não ter ouvido nada. Alguém atacado pela 'bela' indústria do sertanejo universitário não iria mesmo gostar de uma música com letras que falam mais que sobre dor de cotovelo ou sapos que caem em lagoas. Não quero receber pedradas por isso. Mas, uma amiga minha diz que não se deve julgar algo como bom ou ruim sem conhecer. É claro, todo ritmo musical tem suas péssimas composições que ainda ficam famosas. Mas, há aquelas que marcam as pessoas com alguma história e isso não é diferente com as trilhas dos animes. Nunca esquecemos a abertura do primeiro anime que assistimos, nem aquela da melhor temporada de Naruto ou Bleach. É uma questão de momentos.

 

J-music

Eu já tive minha fase de ouvir sertanejo, rock nacional, internacional e até as boy bands dos anos 90. Não vou negar que a curiosidade já me fez aprender a cantar o novo single do Restart. Eu não vou dizer que gostei de todo ritmo que já ouvi, nem negar que algumas músicas japonesas são chatas. Mas, é necessário respeitar os gostos de cada um e buscar pelo menos entender o que leva as pessoas a ouvirem determinado som, por mais que pareça não ter sentido algum gostar deste ou daquele artista.

Contudo, não quero passar aqui a imagem negativa dos otakus. Quero indicar algumas bandas japonesas e músicas, para quem tiver se interessado. Para que não fiquem assustados com a melodia, é recomendável começar por aquelas com ritmo suave e pop, como da cantora Yui. Ela é jovem e famosa no círculo das trilhas de animes, com ótimas openings como Again do anime Fullmetal Alchemist Brotherhood e Rolling Star.

Uma banda bastante tocada é Flow, principalmente no anime Naruto, ganhando o status de melhores openings, como GO! (4ª temporada Naruto Clássico) e Sign (6ª temporada Naruto Shippueden). Flow tem o som um pouco mais pesado que Yui, porém são músicas animadas e com letras belíssimas.

Inicialmente, são as melhores e mais leves indicações de artistas famosos. A maioria de meus temas preferidos são de bandas menos destacadas em trilhas sonoras, como a banda Chemistry, formada por Dochin Yoshikuni e Kawabata Kaname, que canta o single Period do anime Fullmetal Brotherhood. Os cantores foram os vencedores do Asayan, similar do American Idol no Japão.

Os singles dos animes não são as únicas j-musics famosas no Brasil. Há outras bandas , como X-Japan que tem muitos fãs e já se apresentou no país e também músicas das bandas que estão nos animes que se tornam famosas entre os otakus. Além dos artistas japoneses, bandas otakus brasileiras fazem suas apresentações com trilhas de animes em japonês ou em português, trazendo um pouco da música pop do outro lado do mundo para os eventos de todo o Brasil.

© 2023 by Lil Collection Co. Proudly created with Wix.com

This site was designed with the
.com
website builder. Create your website today.
Start Now