Uma vez me pediram para responder duas perguntas sobre o que é ser um otaku. Bom, no início, não achava que seria tão difícil responder as perguntas. Mas, à medida que comecei a ler, faltavam palavras que expressassem o que eu sentia que era ser um otaku. Enfim, eu tive que me virar. Afinal, se me procuraram, é porque alguma credibilidade no assunto eu tinha. Para quem se interessar, seguem as minhas respostas.

 

1- O que é ser um otaku, pra você?

Bom, no sentido denotativo da palavra (isso foi muito nerd!), otaku tem dois significados: no Japão é a pessoa que se fecha em seu mundo virtual e no ocidente, são as pessoas que admiram a cultura japonesa e seus produtos. Otaku, pra quem não sabe, é um dos subgrupos dos nerds. Mas, enfim, na prática, ser otaku é muita coisa. É dificil falar, mas pra mim é esperar ansiosamente o próximo capítulo do anime ou do mangá que acompanho e ficar imaginando histórias, é aprender a cantar em japonês mesmo que seja tudo errado e que todo mundo te ache louco por isso, rs'. Não sei, é brigar pelo personagem preferido, é querer viver um dia no mundo da fantasia vestindo um cosplay. É ter coragem de gastar muito dinheiro pela sua admiração, porque como não tem muito lugar pra comprar, nem muita oferta, as coisas são bem caras. 

O que é ser um otaku?

A maioria dos produtos que otaku consome é caro e raro, por exemplo, mupy, que é uma bebida muito famosa vendida nos eventos, um suco de fruta com soja. É chamado de bebida dos otakus, não custa muito caro, mas geralmente só tem em eventos.Outra característica em ser otaku é que a gente adora sentar pra conversar sobre anime e adora colocar defeito em tudo, brigar pra saber qual é o melhor e fazer mil e um planos de cosplay, viagens, compras, eventos, etc. Eu acho que ser otaku não é só assitir anime e conhecer o nome de todos os personagens, é você criar uma identidade que vai fazer as pessoas te olharem e já saberem o que você pensa, gosta e, quem sabe um dia, te admirarem por você saber tanto sobre um assunto que a maioria das pessoas não conhece ou preconceitua.

 

2- Existem muitos integrantes dessa "cultura" em Uberlândia?

Eu acho que são muitos sim. Eu pelo menos conheço bastante gente. Como eu vim de uma cidade pequena, onde só meu grupinho de amigos era otaku e gostava de verdade de anime, eu vim pra Uberlândia sem saber se tinha muita gente e até achava que na CATSU tinha mais curioso do que otaku mesmo, mas, não. Tem muita gente mesmo. Um fato que me fez ver isso foi uma caravana da qual eu participei ano passado, que lotou um ônibus e umas vans que também foram daqui pra Uberaba. Então o público é grande, mesmo que esteja um pouco escondido ou que se encontre somente no evento. Aliás, tem um grupo de otakus aqui de Uberlândia que se reúne periodicamente e recentemente, alguns grupos no facebook que reúnem pessoas daqui que sejam fãs.

© 2023 by Lil Collection Co. Proudly created with Wix.com

This site was designed with the
.com
website builder. Create your website today.
Start Now