Peço perdão pelo vacilo de estar há tanto tempo sem postar. Mas vida de mestrado, trabalho, viagens e leituras não é fácil. Tem algumas semanas que já li Solanin, mas só consegui parar pra escrever agora, numa folga no meio de outras coisas.

Vamos ao mangá. Solanin, como o nome sugere, é sobre música. Mas não sobre uma banda, ou como centro de tudo. A música que une as pessoas, que expressa sentimentos e que traz movimento à vida. É assim que ela aparece na vida de Meiko, uma jovem que não consegue se encaixar na vida adulta, e seu namorado Taneda, que faz alguns bicos por aí.

Os dois se conheceram na faculdade e começaram a namorar. Cada um foi de um canto do país para Tóquio, estudar e tentar construir uma carreira. O que une os dois e seus amigos é a música. Taneda e dois amigos têm uma banda, mas tocam somente em estúdio, depois de terem feito alguns shows quando jovens e pararem de tocar frequentemente depois de decidirem se dedicar ao trabalho.

No começo da história, Meiko reclama que não gosta da vida adulta, que seu emprego não a faz feliz e que ela se sente perdida depois que terminou os estudos. Além disso, fala de Taneda, que mora com ela, mas praticamente não ajuda no sustento, com os trabalhos temporários e o tempo que dedica para a música, já que escreve algumas canções para a banda.

Um dia, Meiko decide deixar o trabalho e tentar encontrar algo que a faz realmente realizada e Taneda apoia essa decisão. A partir daí, a história toma um rumo diferente e várias coisas cruzam suas vidas: uma visita da mãe de Meiko do interior, uma crise de Taneda, uma música, um show, uma tentativa de lançar a banda, os amigos e essas coisas. Não vou contar mais pra não da spoilers problemáticos.

Solanin é bem diferente. Ele foi lançado aqui no Brasil por uma editora que aposta nesse tipo de história diferente, com traços diferentes, e essa pegada mais cotidiana. O mangá faz parte da minha coleção e fiquei bem tocada pela história. Algumas reviravoltas que acontecem do fim do primeiro para o começo do segundo volume mudam a trajetória dos personagens e torna a história ainda melhor. Sutil e fofo.

 

Corram para os links!

Mangá Online:

Mangás PROJECT

 

Não encontrei informação se existe anime. O mangá tem 2 volumes só.

 

No Brasil, o mangá foi lançado pela LP&M Pocket. 

 

Solanin

© 2023 by Lil Collection Co. Proudly created with Wix.com

This site was designed with the
.com
website builder. Create your website today.
Start Now