Pesado. Acho que essa é a palavra que melhor define o conteúdo desse mangá. E olha que ele tem um único volume. Mas que está cheio de coisas muito complicadas de se discutir.

Vitamin é um mangá sobre bullying. Mas também sobre violência sexual, problemas familiares e padrões de comportamento. Li a história toda em mais ou menos 30 minutos, parando pra respirar e ficar assustada com cada detalhe.

Em resumo, a obra conta a história de Yarimitsu Sawako, uma garota colegial de 15 anos, que tem um namorado. Só que não um namorado legal, sonho de qualquer menina da idade dela. Apesar de ser extremamente inteligente e um ótimo aluno, o garoto força Sawako a ter relações sexuais com ele em qualquer lugar, na hora que ele quiser e do jeito que ele achar melhor. Até que, em um desses momentos “fofos” do babaca, os dois estão transando em uma sala de aula da escola e são flagrados por um colega. É aí que a vida de Sawako acaba.

No dia seguinte, ela fica toda preocupada, com medo da pessoa ter contado tudo para todos os colegas. E é exatamente isso que acontece. Todos os colegas da turma da garota ficam sabendo dos fatos de forma torta, já que ninguém viu que era o namorado dela na sala, e começam a maltratar a menina de um jeito horrível. Além de apelidinhos doídos e de espalharem boatos mentirosos, os idiotas praticam todo tipo de bullying com Sawako, como espalhar camisinhas em sua mesa, jogar seu celular dentro do vaso sanitário, tirar sua blusa no meio do vestiário e, só pra completar, o babaca do menino diz que não era ele e termina o namoro. Vocês não têm ideia do quanto senti ódio dessa criatura.

Como resultado de todo esse horror, Yarimitsu fica totalmente sem vontade de sair para ir à escola, tem medo de chegar perto do lugar novamente e começa um estado de nervosismo e depressão muito tensos. No meio desse processo, seus pais permitem que ela estude de casa, mas, revirando suas coisas, a menina encontra uma velha paixão: desenhar mangás. A partir daí, ela começa a se dedicar a esse sonho e ver sua vida tomando um rumo diferente. E é dessa sementinha que ela tira suas vitaminas, as coisas que lhe dão força para lutar contra todos os idiotas que machucaram seu coração, enfrentar seus medos e seguir em frente.

É um mangá maravilhoso, apesar de tratar um tema tão pesado e triste. Ele consegue expressar tantos problemas diferentes que fica até difícil ter esperanças nas pessoas: o abuso, o abandono, a falta de sensibilidade e apoio, a fragilidade da mulher nesses casos, a canalhice de alguns homens e, claro, no fim, sempre a força para superar.

 

Corram para os links!

Não tem o mangá pra ler online, mas é um único volume e vale muito a pena comprar e ler se você se interessa pelo assunto.

 

No Brasil, o mangá foi lançado pela Editora JBC.

Vitamin

© 2023 by Lil Collection Co. Proudly created with Wix.com

This site was designed with the
.com
website builder. Create your website today.
Start Now